quarta-feira, 22 de abril de 2009

Capítulo 4-Trabalho de Geografia 9ºA

Expansão das multinacionais

Transnacionais e Multinacionais

As empresas transnacionais não são nada mais que empresas que nasceram em um determinado local que tem uma certa nacionalidade. Com a expansão dessas empresas, elas deixam de ser nacionais, tornando–se multinacionais a medida que ela se expandi pelo mundo, para que os produtos fossem aceitos nos mercados dos países onde foram se instalando, devido as exigências locais, as empresas tiveram tantas mudanças que perderam características de origem, tornando–se assim uma empresa transnacional.
Uma das principais características de uma empresa transnacional é produzir componentes de um produto num país, fazer a montagem em um segundo país, vender o produto em um terceiro país, e assim por diante. No Brasil isso acontece com muita freqüência no setor automobilístico. Um carro da linha Fiat, por exemplo, pode ser encontrado com componentes independentes oriundos de vários países. As empresas transnacionais são independentes e possuem interesses próprios.






















O enfraquecimento do Estado-Nação

A Ciência Política, um ramo das ciências humanas, define Estado-Nação com conjunto que congrega um povo, seu governo e seu território. Com o avanço das empresas transnacionais, e o intercâmbio profissional e produtivo que elas provocam entre os povos, o Estado–Nação poderá desaparecer dentro de alguns anos pois o processo de globalização está acabando com as fronteiras e deixando uma nação única, ou seja, unificada.












A indústria automobilística brasileira em tempos de globalização

As peças automobilísticas são fabricadas em um determinado local e o módulo chega pronto á montadora de veículos, que tem pouco trabalho para fazer o “fechamento do pacote”. Com isso a fábrica consegue obter um produto acabado a preço mas competitivo no mercado, inclusive porque dispõe de robôs em suas linhas de montagem. Ultimamente, há uma grande queda de emprego no setor automobilístico pois o trabalho que era realizado por pessoas, foi substituído pelos robôs, e assim está ocorrendo o desemprego.







Nenhum comentário:

Postar um comentário